St Mary's Pro Cathedral

Conhecida por suas missas cantadas em latim, a Pro Catedral de Santa Maria (St Mary’s Pro Cathedral), carinhosamente chamada de “Pro”, foi construída entre 1815 e 1825 sobre a antiga Abadia Cisterciense de Santa Maria.

Por que é uma pro-catedral?

Depois de sua construção, a Christ Church obteve o título de catedral católica, o qual segue ostentando hoje em dia apesar de ter se convertido há vários séculos em um templo protestante.

Como em cada cidade só pode haver uma catedral católica, a St. Mary só poderá se converter uma catedral quando o papa revocar o desígnio original e a Christ Church deixar de ser uma catedral.

St. Mary por dentro e por fora

O estilo neoclássico da Santa Maria oferece um grande contraste com a maioria das igrejas da cidade, construídas com um estilo gótico. O exterior é inspirado no templo ateniense de Teseu, portando seis imponentes colunas dóricas.

O interior da igreja também é completamente diferente ao das duas catedrais e do resto das igrejas da cidade. Com uma mistura de estilos grego e romano, a igreja foi alvo de controversas opiniões: enquanto alguns a definiam como uma joia artística, outros diziam ser uma monstruosidade.

Um templo diferente

A St. Mary’s Pro Cathedral é um templo que nunca teve a importância que merece e foi discriminada em algumas ocasiões por seu caráter especial, mas é por isso que sua visita resulta tão curiosa

Horário

De segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas.
Sábados, das 09:00 até o final da missa da tarde.
Domingos, das 09:00 às 13:00 e das 17:0 até o final da missa da tarde.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: Marlborough St., linhas 20B e 32X.
A pé de O´Connell Street.

Lugares próximos

O´Connell Street (159 m)
Garden of Remembrance (457 m)
Galeria Hugh Lane (490 m)
Custom House (495 m)
Museu do Leprechaun (636 m)