Custom House

O imponente edifício de estilo neoclássico Custom House foi construído no século XVIII para funcionar como sede da alfândega do porto de Dublin.

A sede da alfândega do porto de Dublin é um edifício construído com um estilo arquitetônico muito chamativo, em que se destaca a fachada com pórtico de estilo dórico, rodeado por amplos pavilhões, além da cúpula de bronze coroada por uma escultura, símbolo do comércio.

Ressurgindo das cinzas

Nove anos depois de sua inauguração, os assuntos relacionados às alfândegas e impostos foram transferidos a Londres, por isso o Custom House ficou inutilizado.

Em 1921, alguns afiliados ao partido republicano Sinn Féin celebraram seu triunfo eleitoral incendiando o edifício, algo que provocou danos irreparáveis ao mesmo. Em 1926, teve início sua reconstrução, que foi finalizada apenas em 1991.

Custom House na atualidade

Desde sua restauração, a Custom House funciona como sede do Ministério do Meio Ambiente, além de ser o edifício mais chamativo às margens do rio Liffey. Sua monumental fachada é digna de ser fotografada, junto com seu reflexo na água, tanto de dia quanto à noite.

Transporte

Ônibus: Custom House Quay, linha 151.

Lugares próximos

St Mary's Pro Cathedral (495 m)
O´Connell Street (545 m)
Trinity College Dublin (591 m)
Museu de Cera de Dublin (678 m)
Temple Bar (803 m)