O´Connell Street

Situada em pleno centro da cidade, a O’Connel Street é a principal artéria de Dublin. A rua começa sobre o rio Liffey, na ponte O’Connell (uma ponte mais larga que comprida) e termina na Parnell Street. 

É uma avenida muito agradável para passear devido às calçadas amplas e costuma estar cheia de gente a qualquer hora do dia.

Também é uma das principais zonas comerciais da cidade, já que dela você tem acesso a ruas como Henry Street ou Parnell Street, duas importantes ruas comerciais de Dublin.

Monumentos de O´Connell

Em O’Connell podemos encontrar numerosos monumentos, entre os quais se destaca um dos mais recentes, conhecido como The Spire (A espiral), uma grande agulha de 120 metros que se funde com o azul (ou cinza) do céu. The Spire foi construída em 2003, no lugar onde antes estava o monumento Nelson’s Pillar, que foi destruído durante um dos ataques do IRA (Irish Republican Army).

Outros dos monumentos a destacar na rua O’Connell são a estátua do líder nacionalista do século XIX que deu nome à rua, Daniel O’Connell, ou as estátuas de Sir John Gray, James Larkin, Charles Stewart Parnell e o padre Theobald Mathew, fundador do movimento Pioneiro pela Abstinência.

O edifício do Escritório Central dos Correios de Dublin, construído em 1818, é considerado um dos melhores monumentos da O’Connell Street. Este emblemático edifício possui um grande valor histórico, já que foi o lugar onde se proclamou a República da Irlanda depois da sublevação de 1916.

Apesar de muitos edifícios da rua O’Donnell terem sido destruídos pelo Levante de 1916 e a Guerra Civil Irlandesa, alguns edifícios antigos ainda se conservam, como o Hotel Gresham, de 1817, ou as lojas de departamento Clery’s, de 1822.

Você não cansará de passar por ali

A rua O’Connell é um lugar de visita obrigatória para todos os visitantes de Dublin, tanto para passear quanto para ver seus monumentos ou para pegar qualquer um dos ônibus que param nos pontos espalhados pela rua.

Na O’Connell também está uma das oficinas de informação turística da cidade, um lugar muito útil para obter qualquer tipo de informação, onde você também pode comprar o cartão Dublin Pass