Igreja de St. Audoen

A Igreja de St. Audoen, declarada monumento nacional, foi construída entre 1181 e 1212 e é uma das igrejas medievais mais antigas da Irlanda.

Dedicada a St. Audoen, bispo de Rouen e padroeiro da Normandia no século VII, hoje em dia a igreja continua cumprindo suas funções eclesiásticas, apesar do passar dos anos.

História da igreja

Depois da sua morte em 684, Audoen, bispo de Rouen, foi enterrado no terreno que anos mais tarde ocuparia a igreja que foi dedicada a ele. Depois de sua construção em 1212, a igreja passou a ganhar grande importância na vida eclesiástica e civil da cidade,

O século XIV foi uma época de prosperidade para a igreja, que registrou um crescimento considerável no número de fiéis e decidiu aumentar o tamanho da igreja do século XV. Foram criadas a Capela de Santa Ana e a Capela da Bendita Virgem Maria.

Em 1773, devido à redução da congregação, decidiram tirar o teto de uma das zonas da igreja. Cinquenta anos depois, aconteceu o mesmo com a Capela de Santa Ana, que também ficou à intempérie.

Depois de tantos anos, hoje em dia a Igreja de St. Audoen continua sendo o lugar de abrigo dos fiéis de sua paróquia, além de oferecer aos turistas um interessante passeio através da sua história.

No interior

Logo ao entrar na igreja você pode ver uma exposição que mostra como a pequena igreja do século XII foi se ampliando para chegar a se tornar um importante templo medieval.

Ao longo da exposição podemos ver diferentes mostras de objetos medievais encontrados nos terrenos da igreja, além de um pedaço de um dos caminhos de pedra que cruzavam Dublin durante os séculos XII e XIII.

Embora haja partes da igreja que não suportaram bem o passar do tempo, ainda se conservam algumas das partes mais antigas, como a nave, construída no século XIX, ou três dos sinos que foram criados em 1423.

Tão acolhedora quanto antiga

A Igreja de St. Audoen é a mais antiga das que se conservam em Dublin e continua sendo um lugar muito agradável e acolhedor. St. Audoen é um templo diferente dos demais, por isso vale a pena visitá-lo. 

Horário

De 20 de abril a 26 de outubro:
Todos os dias, das 09:45 às 17:30 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: High St., linhas 51B e 51C.

Lugares próximos

Dublinia (164 m)
Catedral Christ Church (198 m)
Igreja de St. Michan (437 m)
Biblioteca Chester Beatty (458 m)
Prefeitura de Dublin (468 m)