Galeria Hugh Lane

Galeria Hugh Lane

A Galeria Hugh Lane abriu suas portas em 1908, tornando-se a primeira galeria municipal de arte moderna da Irlanda. Saiba mais.

A Galeria Hugh Lane abriga uma grande coleção de arte moderna e contemporânea, tanto irlandesa quanto internacional. A exposição abriu suas portas em 1908, tornando-se a primeira galeria municipal de arte moderna da Irlanda. 

O nascimento da galeria

Em 1905, o colecionador de arte Hugh Lane doou sua coleção de quadros impressionistas à Corporação de Dublin, mas, ao se dar conta de que eles eram expostos em um lugar pouco apropriado, pensou em transferir seu legado à National Gallery de Londres.

O acordo de transferir a coleção ao edifício de Charlemont House chegou muito tarde. Em 1915, Lane morreu em um acidente antes de mudar seu testamento, o que acabou dando início a uma longa disputa entre a National Gallery e a Corporação de Dublin.

A Galeria Hugh Lane permaneceu na Harcourt Street até 1933, ano em que foi transferida ao edifício neoclássico de Charlemont House, onde permanece até os dias de hoje. Finalmente se chegou ao acordo de compartilhar a coleção, por isso a cada 5 anos, ela muda de cidade entre Dublin e Londres.

Exposições

Entre as exposições do museu, se destaca especialmente o Estúdio de Francis Bacon, uma reprodução da sala em que trabalhava o artista em sua casa de Londres.

Bem em frente à entrada do museu está a Sala do Vitral, um pequeno local onde são expostos vários vitrais que projetam uma infinidade de cores sobre os visitantes.

A galeria também conta com uma coleção doada pelo importante artista abstrato Sean Scully, na qual podemos ver destacadas pinturas desde os anos 1980 até a atualidade.

Se você gosta de arte moderna

A Galeria Hugh Lane apresenta algumas exposições curiosas, como a do Estúdio de Frances Bacon, mas não nos parece o tipo de museu que costuma agradar a maioria dos visitantes, e sim aqueles interessados em interpretar a arte moderna

Horário

De terça a quinta, das 9:45 às 18:00 horas.
Sexta, das 9:45 às 17:00 horas.
Sábado, das 10:00 às 17:00 horas.
Domingos, das 11:00 às 17:00 horas.
Segundas, fechado.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: Parnell Sq. East, linhas 1, 2, 14, 16, 19, 33X, 39X, 41X, 48A, 58X, 70B e 70X.

Lugares próximos

Garden of Remembrance (37 m)
St Mary's Pro Cathedral (490 m)
O´Connell Street (495 m)
Museu do Leprechaun (720 m)
Temple Bar (962 m)