Parque Merrion Square

Parque Merrion Square

O Parque Merrion Square, anteriormente conhecido como Archbishop Ryan Park, é um remanso de paz em pleno centro de Dublin

O parque possui diversas construções carregadas de interesse arquitetônico e histórico, como é o caso das casas do Governo, o Senado, a Galeria Nacional, o Museu Nacional de Arqueologia ou o Museu de História Natural.

De parque privado a público

Depois da construção, o Parque Merrion Square era um parque privado usado apenas pelos vizinhos, pessoas endinheiradas que se mudaram para as encantadoras casas de estilo georgiano que rodeiam o parque.

Durante muitos anos, as casas de Merrion Square foram o lar de diversos personagens relevantes, como o poeta e escritor Oscar Wilde, o artífice da emancipação católica da Irlanda, Daniel O’Connell, ou o poeta e pintor George Russell.

Em 1930, a igreja comprou o terreno do parque para a construção de uma catedral, que nunca foi levada adiante. Em 1974, o Arcebispo Dermot Ryan cedeu o terreno à cidade de Dublin para usá-lo como parque público.

Os melhores ambientes do parque

Sob a montanha de grama situada no sudeste do parque estão os restos de um refúgio antiaéreo que foi construído para proteger 1.100 pessoas dos ataques produzidos durante a guerra.

O parque contém uma extensa coleção de esculturas, entre as quais convém destacar a do conhecido Oscar Wilde. Também é curioso ver a coleção de postes que foram utilizados para a iluminação pública da cidade durante os últimos cem anos.

Entre museu e museu

O Parque Merrion Square é o lugar ideal para descansar enquanto se percorre o centro de Dublin, já que está muito perto de diversos pontos turísticos. Um pequeno raio de sol é suficiente para atrair dezenas de crianças e idosos aos jardins bem cuidados

Horário

Durante as horas de sol.

Transporte

Ônibus: Merrion Sq., linhas 4, 5, 7, 7A, 8, 13, 13A, 15X, 45, 49X, 50X, 63, 65X, 77X e 84.