O museu Number Twenty Nine (Número Vinte e Nove) é uma antiga residência de estilo georgiano construída em 1794, que é conservada perfeitamente decorada para recriar uma casa burguesa de Dublin entre 1790 e 1820

Atualmente fechada

Passeio pela casa 

A visita começa com um vídeo introdutório no qual a senhora Olivia Beatty, antiga inquilina da Casa número 29, conta como era sua família e sua vida durante os 12 anos que viveu na casa.

Depois do passeio virtual, começa a visita ao enorme casarão; no sótão podemos ver uma grande cozinha, a despensa e o quarto das amas de chaves. Subindo um andar mais se chega ao refeitório, onde há uma geladeira de madeira que era usada para esfriar o vinho. Essa, assim como a caixa onde era guardado o chá, estava fechada com chave para prevenir os roubos por parte dos empregados.

No primeiro andar há uma ampla sala de estar para os atos sociais, além de uma pequena sala mais familiar. O espaço conhecido como o “quarto da irritação” era uma penteadeira onde a senhora da casa guardava sua mesa de costura e uma mesa de escritório.

O dormitório principal conta com uma cama do início do século XIX, uma curiosa cadeira de exercícios e um banheiro rudimentar. Esse quarto chama ainda mais a atenção se o comparamos com o quarto austero da tutora, situado no andar mais alto do edifício. Nele podemos ver algumas mostras das lições de costura que as crianças recebiam.

No último cômodo da casa estava o quarto das crianças, onde podemos ver alguns brinquedos originais, entre os quais se destacam duas grandes casas de boneca perfeitamente decoradas.

Uma casa dos sonhos

A visita à Casa número 29 é muito agradável e entretida. Os tours guiados são feitos em inglês e o guia comenta muitos detalhes interessantes.

Se você não entende inglês, ao pagar irão te dar um folheto em português que explicará o passeio.

Horário

Atualmente fechada.

Transporte

Ônibus: Merrion Sq. East, linhas 15X, 49X e 77X; Merrion Sq. South, linhas 15X, 50X, 65X e 77X.