Number Twenty Nine (Número Vinte e Nove) é uma casa georgiana construída em 1794, na qual é recriado o estilo de vida da burguesia de Dublin entre 1790 e 1820

A Casa Número 29 está fechada desde 2017 para reformas. A previsão é de que volta a abrir em 2020.

Passeio pela casa 

A visita começa com um vídeo introdutório no qual a senhora Olivia Beatty, antiga inquilina da casa número 29, conta como era sua família e sua vida durante os 12 anos que viveu na casa.

Depois do passeio virtual, começa a visita ao enorme casarão; no sótão podemos ver uma grande cozinha, a despensa e o quarto das amas de chaves. Subindo um andar mais se chega ao refeitório, onde há uma geladeira de madeira que era usada para esfriar o vinho. Essa, assim como a caixa onde era guardado o chá, estava fechada com chave para prevenir os roubos por parte dos empregados.

No primeiro andar há uma ampla sala de estar para os atos sociais, além de uma pequena sala mais familiar. O espaço conhecido como o “quarto da irritação” era uma penteadeira onde a senhora da casa guardava sua mesa de costura e uma mesa de escritório.

O dormitório principal conta com uma cama do início do século XIX, uma curiosa cadeira de exercícios e um banheiro rudimentar. Esse quarto chama ainda mais a atenção se o comparamos com o quarto austero da tutora, situado no andar mais alto do edifício. Nele podemos ver algumas mostras das lições de costura que as crianças recebiam.

No último cômodo da casa estava o quarto das crianças, onde podemos ver alguns brinquedos originais, entre os quais se destacam duas grandes casas de boneca perfeitamente decoradas.

Uma casa dos sonhos

A visita à casa número 29 é muito agradável e entretida. Os tours guiados são feitos em inglês e o guia comenta muitos detalhes interessantes.

Se você não entende inglês, ao pagar irão te dar umas folhas em português que explicará o passeio.

Preço

Atualmente fechada para reformas.

Transporte

Ônibus: Merrion Sq. East, linhas 15X, 49X e 77X; Merrion Sq. South, linhas 15X, 50X, 65X e 77X.