Prefeitura de Dublin

A Prefeitura de Dublin (City Hall) é um dos melhores expoentes da arquitetura georgiana da cidade. Construído entre 1769 e 1779 pelo grêmio dos comerciantes, o edifício foi criado como sede da Câmara de Comércio.

Em 1840, a Câmara de Comércio cessou quase completamente suas atividades e o edifício foi abandonado, até que em 1851 foi adquirido pela Prefeitura de Dublin.

O edifício da Prefeitura funcionou como centro da administração municipal de Dublin até 1995 e desde então é usado para a realização de sessões do Conselho Municipal.

O que ver na Prefeitura

Junto à entrada principal do edifício está a Rotunda, um amplo espaço circular coberto por uma cúpula sustentada por doze colunas. A Rotunda é um espaço elegante e decorado com estátuas, algumas das mais antigas esculpidas em 1772.

Os porões da Prefeitura abrigam uma exposição multimídia que traça a história de Dublin desde o período anterior à invasão anglonormanda de 1170 até a atualidade.

A história é exibida através da exposição de objetos de diferentes épocas, filmes de arquivo e computadores com programas interativos.

Vale a pena visitá-la?

É interessante passear pela Rotunda para contemplar o esplendor neoclássico do edifício da Prefeitura, mas a exposição sobre a história da cidade é bastante longa e entediante

Horário

De segunda a sexta, das 10:00 às 17:15 horas.

Preço

Entrada oficial à Prefeitura: gratuita.
Exposição:
Adultos: 4€.
Estudantes: 2€.

Transporte

Ônibus: Parliament St., linhas 37, 39, 39A, 39C, 70 e 70A.

Lugares próximos

Castelo de Dublin (119 m)
Biblioteca Chester Beatty (192 m)
Temple Bar (273 m)
Catedral Christ Church (288 m)
Dublinia (323 m)