Prisão de Kilmainham

Transformada em museu, Kilmainham Goal é uma antiga prisão onde muitas pessoas que lutaram pela independência da Irlanda foram encarceradas.

A antiga prisão de Kilmainham (Kilmainham Gaol), inaugurada em 1796, foi por onde passaram muitos dos personagens envolvidos na luta pela independência da Irlanda durante mais de 100 anos. Hoje podemos ver as celas e as zonas comuns, que permaneceram impassíveis diante das inumeráveis execuções. 

A prisão de Jilmainham continua tendo um lugar muito especial na memória dos irlandeses, já que, graças à luta dos valentes patriotas que foram presos e assassinados, a Irlanda conquistou sua independência.

A vida em Kilmainham Gaol

Nessa prisão, eram encarcerados juntos prisioneiros de todo tipo, fossem homens, mulheres ou crianças com pequenos delitos de roubo. As escuras e frias celas em que permaneciam recluídos eram iluminadas apenas a luz de vela, uma fonte de calor insuficiente para um lugar tão úmido e frio.

Com a chegada da fome em 1848, milhares de pessoas foram obrigadas a roubar para poder comer e isso piorou a vida na prisão, fazendo com que os presos vivessem amontoados. Ainda assim eram muitos os que se alegravam de estar na prisão porque assim pelo menos tinham o que comer.

O último preso foi libertado em 1924, um pouco antes do fechamento da prisão. Era Eamon de Valera, que posteriormente chegaria a ser presidente da Irlanda.

Embora hoje em dia a prisão de Kilmainham não abrigue presos, ainda continua sendo um lugar cheio de história.

Visita à prisão

A visita guiada à prisão de Kilmainham Gaol começa na capela da prisão, onde Joseph Plunkett se casou com Grace Gifford pouco antes de ser fuzilado por participar da Revolta da Páscoa.

O passeio continua pelos corredores que levavam às antigas e lúgubres celas, e termina no pátio onde aconteciam as execuções. Uma vez terminada a visita guiada, você pode visitar o museu da prisão, onde são exibidos diferentes objetos que pertenceram aos prisioneiros. 

Um lugar imprescindível

Kilmainham Gaol teve um papel fundamental na história de Dublin e da Irlanda e continua mantendo o respeito dos cidadãos irlandeses e turistas. A visita à prisão é uma maneira interessante de aprender alguns capítulos da história irlandesa, com o único inconveniente de que as visitas são feitas apenas em inglês.

As visitas são guiadas e duram aproximadamente uma hora. 

Horário

De abril a setembro, das 9:00 às 18:00 horas.
De outubro a março, das 9:30 às 17:30 horas.

Preço

Adultos: 9€.
Estudantes: 5€.

Transporte

Ônibus: Old Kilmainham, linhas 78A e 206; Emmet Rd. (Kilmainham Cross), linhas 51B, 51C, 78A e 206.